MATÉRIA TÉCNICA: CONSTRUÇÃO FINANCIADA

 

                                                                                     

MATÉRIA TÉCNICA: CONSTRUÇÃO FINANCIADA

Devido ao grande déficit habitacional no Brasil uma das opções para adquirir a tão sonhada casa própria é o financiamento habitacional, nesse requisito o banco que oferece melhores condições e taxas para o financiamento é a caixa econômica federal.

Existe algumas formas de financiamento:

1-  Aquisição e construção onde o cliente financia a compra do terreno e a construção do imóvel.

2 – Construção em terreno próprio, onde o cliente já possui o terreno e financia apenas a construção do imóvel.

3 – Aquisição de imóvel novo, onde o cliente financia a compra de um imóvel novo, sendo ele apartamento ou casa.

Para cada tipo de financiamento existe etapas a serem seguidas:

Aquisição e construção.

Fonte: Site Mestre da Obra

Construção em terreno próprio.

Fonte: Site Mestre da Obra

Aquisição de imóvel novo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site Mestre da Obra

A mais popular linha de crédito oferecida é o CVA (Casa verde e amarela), o antigo MCMV (Minha casa minha vida), essa linha de crédito tem por objetivo atender a população com menor poder aquisitivo, oferecendo taxas de juros menores e subsídio que podem ultrapassar 20 mil reais, mas para essa modalidade existe um teto limite para financiamento, de acordo com a região do país haverá variação tanto no limite de financiamento como nas taxas de juros do financiamento.

Fonte: Caixa econômica federal

A outra linha de crédito oferecida é o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), onde não tem teto limite para o financiamento, com isso, você pode atender um cliente que pretende construir sua casa em condomínios de alto padrão.

Aí você pensa onde está a oportunidade para os engenheiros, tanto na aquisição e construção como na construção em terreno próprio é necessário o acompanhamento de um responsável técnico, aí se abrem um leque de oportunidades para o profissional que é exigido na construção.

Como por exemplo:

Projetos arquitetônicos e complementares;

Administração da obra;

Administração e execução;

Consultoria, onde você orienta o cliente sobre todo processo e quais documentações serão necessárias;

Entre outras.

Esse é seguimento no mercado que muitos profissionais deixam passar e com isso perdem a oportunidade de grande faturamento, pois não é necessário investir dinheiro na construção, pois a obra será executada com dinheiro do cliente e do banco, pois o financiamento é feito no nome do cliente, é um segmento de mercado que você pode trabalhar com todas as classes sociais.

Bom lembrar que o banco não financia 100% da obra, e o cliente terá que ter uma contrapartida, o banco financia no máximo 80% do valor da obra, no momento da simulação já é possível ver qual contrapartida será necessário o cliente ter, muito importante orientar o cliente sobre esse detalhe, pois existem muitas propagandas enganosas no mercado falado que o financiamento é 100%.

 

  Jorge Camilo – Engenheiro Civil 

  WWW.ASSEAB.COM.BR

 

Leave Comment