MATÉRIA TÉCNICA: ACESSIBILIDADE NAS CONSTRUÇÕES
MATÉRIA TÉCNICA: ACESSIBILIDADE NAS CONSTRUÇÕES
De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, cerca de 46 milhões de pessoas apresenta algum grau de dificuldade, algum tipo de deficiência. Para atender as necessidades de deslocamento e melhorar as áreas de convívio com o objetivo de fornecer acessibilidade a todos, a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos estabelece diretrizes e critérios básicos para promover a acessibilidade.
Os projetos devem atender essa norma na fase inicial, envolvendo as áreas de arquitetura, civil, elétrica, mecânica, eletrônica e hidráulica para que o local seja inclusivo e que os materiais se adequem ao usuário.
As residências, condomínios e demais construções devem ser acessíveis desde a entrada, promovendo seu livre deslocamento a todas as áreas com naturalidade e segurança. Áreas de manobras para cadeiras de rodas, rampas com corrimão, área de circulação sem desníveis e degraus, portas adequadas, banheiros acessíveis e sinalizações são apenas alguns itens que promovem mais autonomia para a circulação por toda a edificação.
O custo de uma construção atendendo os itens de acessibilidade é de baixo impacto, aumentando seu custo em cerca de 1% do valor final da obra. Caso seja necessário adaptar uma construção, esse custo pode aumentar o orçamento da obra em até 25%. Então, para que a construção não tenha que sofrer adaptações futuras, o projeto deve contemplar os requisitos necessários para atender os usuários com deficiência.
Quando pensamos em tornar um local acessível, pensamos apenas em cadeirantes e idosos. Porém, devemos levar em consideração os outros tipos de deficiência, como as deficiências visuais, auditivas e as temporárias, como cirurgias e fraturas que podem diminuir a mobilidade do usuário. A adoção dessas práticas favorece a inclusão social de seus usuários, beneficiando toda a população e impactando na qualidade de vida do deficiente. É uma atitude humanitária e que conscientiza toda a sociedade.
Sabrina Balieiro – Engenheira Civil – Diretora de Eventos da ASSEAB